Avião gigante testa combustível 'verde' na França

Da redação - // Interior do Brasil

Uma garrafa contendo querosene e duas contendo o combustível "verde" (GTL, na sigla em inglês) feito a partir de gás natural, fotografadas em frente ao avião gigante A380 no aeroporto de Toulouse, na França.. A aeronave se tornou o primeiro avião comercial a voar parcialmente abastecido com o novo combustível. A tripulação fez um vôo-teste de três horas entre Filton, em Bristol, e Toulouse.
Passageiro de classe executiva viaja 'quase deitado' no avião gigante:
A aeronave A380, conhecida como o "avião gigante" da Airbus, que está até a noite desta terça-feira (11) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, dedica seu segundo andar à classe executiva, que ganhou diferenciais de luxo.
Além de poltronas de grande reclinação e apoio para os pés, que deixam os passageiros quase deitados, a área também tem sofás em uma das pontas – caso o cliente canse do conforto de seu próprio assento. Além disso, os compartimentos de bagagem são projetados para carregar até três malas de tamanho médio.
O avião que está no Brasil, que pode carregar cerca de 500 passageiros, não possui as suítes executivas em forma de cabine, como as usadas pelo avião da empresa Singapore Airlines, que foi apresentado ao mundo em outubro.Classe econômica
- Na classe econômica, a empresa afirma que cresceu o espaço para os pés: entre as poltronas, o “avião gigante” tem espaço 50% maior que o Boeing 747, embora o número de assentos seja cerca de 35% maior.
A fabricante diz que as empresas aéreas devem colocar cerca de 25 comissários de bordo para garantir um bom atendimento a seus clientes em aeronaves com cerca de 500 passageiros.
Na classe econômica, espaço para os pés será cerca de 50% maior.
“O avião foi pensado para que houvesse uma otimização do andar superior em termos de espaço e conforto”, diz o executivo de marketing da Airbus, Bernard DeL’Estoile. O Airbus A380 está sendo projetado para permitir o uso de internet a bordo.Segurança de vôo
Se quiser, cliente poderá também deixar a poltrona para sentar-se em sofás.
O avião que está na pista de Guarulhos teve seu desempenho monitorado em tempo real. Engenheiros da empresa viajaram no segundo andar com sistema de computadores e telas de monitoramento de performance de vôo.
Segundo Stephane Vaux, engenheiro de testes da Airbus, no vôo realizado pelo Sul do país, não houve nenhuma alteração de desempenho em relação ao que já havia sido verificado em outros aeroportos do mundo.
“Com esse equipamento e esses sensores, o engenheiro pode acompanhar o desempenho do avião em tempo real”, diz. “O vôo de ontem foi muito bom.”